DEFENDA QUEM OS DEFENDE

PESQUISA INSTANTÂNEA

DO PÓ PARA O TRONO DA GLÓRIA

6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.

7 O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.

8 Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo.

9 Ele guardará os pés dos seus santos, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força.

10 Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os céus trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra; dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.

(I SAMUEL 2:6-10)







domingo, 27 de junho de 2010

Nossa Defensoria, Nossa Cidadania




Governador Cid Ferreira Gomes e Defensora Pública Geral Francilene Gomes inauguram a nova Defensoria Pública do Estado do Ceará

Fortaleza-CE, Sábado, 26.06.2010.


             Muito mais que aquisição de seu primeiro prédio próprio, a Defensoria Pública do Ceará conquista também sua identidade para que possa doravante em face sua nova infraestrutura organizar, planejar e executar as funções preconizadas no perfil traçado pelo Art.4º da Lei Complementar nº 132, de 07.10.2009, cuja relatoria coube ao Deputado Federal Mauro Benevides, ao qual se deve o primor redacional das nobres atribuições defensoriais.

             Celebra-se não somente nova sede, mas uma nova Defensoria Pública, com estrutura física condizente com sua missão constitucional e legal, cujo escopo transpassa à acessibilidade judiciária para alcançar também os pilares republicanos pátrios de erradicação da fome e da pobreza garantindo dignidade humana e promovendo justiça social.

              Desde já, pode-se conferir a nova Casa do Povo é também habitação da Cidadania, isto é, edifício que servirá para fortalecer e prestigiar o exercício da Democracia assegurando-se ampla e difusa participação popular, através dos múltiplos mecanismos dispostos, como conciliação, mediação, arbitragem, bem como realização de audiências públicas, palestras, conferências, seminários... Assim, cada cidadão cearense terá na Defensoria Pública uma forma de participar das Políticas Públicas e definir , por si, com voz e vez, seu próprio destino.

             A indicação nominativa do Defensor Público Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior para nova sede da Defensoria Pública segue precisamente esta linha de orientação, incorporando seus princípios éticos e funcionais na condução da defesa dos desafortunados, homem valoroso, respeitado, corajoso, íntegro, honrado, de reputação ilibada e notável saber jurídico, com destaque ímpar no campo social e político. Torna-se, com merecida homenagem, emblema e peça pórtico da Defensoria Pública do Ceará.

             Dr. José Euclides ensinou a lição de casa aos seus bem sucedidos filhos e cumpriu fielmente o disposto em Provérbios 22:6: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. O bom exemplo é seguido pelos sábios.

            Nas abalizadas palavras do Deputado Federal Ciro Ferreira Gomes, a quem coube representar a família e agradecer a homenagem: “ - Meu pai, sempre gostou de ser conhecido como Defensor Público, advogando para pessoas pobres, sendo esta a sua principal referência de vida ... e o que se faz, neste momento, a inauguração da nova sede da Defensoria Pública, é o que, sem dúvida, ele teria muito prazer de tê-lo feito em vida”.

            Discursou também Deputado Federal Mauro Benevides, principal artífice legislativo da Defensoria Pública, falando sobre as conquistas da LC 132/2010 e aproveitando para anunciar que será realizada audiência pública no Ceará sobre o Piso Nacional do Defensor Público no dia 09.07.2010, ocasião que fora aplaudido calorosamente.

            Também fez uso da palavra Defensora Pública Geral do Ceará Francilene Gomes de Brito Bessa, a qual enalteceu a importância do novo complexo defensorial, justificou a aprovação unânime do nome do Defensor Público Dr. José Euclides por sua irreprochável conduta profissional e social, fez uma síntese das principais conquistas da Defensoria Pública nestes últimos anos e anunciou as expectativas que se avultam.

         Após verificação das novas instalações acompanhado de uma comitiva e ouvir os discursos acima, Governador Cid Ferreira Gomes agradeceu a homenagem a seu pai e outras feitas em seu nome, reafirmou seu compromisso com a Defensoria Pública, falou dos avanços obtidos e ensaiou que muito mais está porvir e fazer. Pode-se perceber, com facilidade, quanto realmente estava emocionado e o carinho que nutre com a Defensoria Pública, inclusive comentando expressamente as atitudes positivas neste sentido.



            Também estiveram presentes Desembargador Ademar Mendes Bezerra, Deputado Federal, Eunício Oliveira, Deputados Estaduais, Domingos Filho (Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará), Ferreira Aragão e Mauro Benevides Filho, e Presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Salmito Filho, além diversas outras autoridades.

             Não pudemos deixar de consignar também a atenção do Deputado Estadual Ivo Ferreira Gomes que sempre tem recepcionado exitosamente as postulações da Defensoria Pública e acompanhou a conclusão do novo complexo defensorial até dia antes da solenidade inaugural, registrando igualmente seus cordiais agradecimentos pela homenagem e parabenizando pela conquista da Defensoria Pública.

              Dezenas de Defensoras e Defensores Públicos também participaram da histórica estréia da Defensoria Pública, com nova sede e nova identidade, para dedicar-se de forma mais ousada e inovadora na construção de uma nova cidadania, nova democracia, nova sociedade ... onde todos e todas, cada um e cada uma, poderão contribuir e ser ator ou atriz de uma nova história, nova filosofia, nova sociologia, nova ideologia , nova comunhão ... (Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará ?” – Eclesiastes 4:9-11)

             É natural que se sonhe e é fundamental que se trabalhe em conjunto para que os sonhos se concretizem ultrapassando nossas limitações pessoais (Que diremos pois estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós - Romanos 8:31)

              “O Senhor te abençoe e te guarde” (Núm. 6:24)

               Edmar Lopes Albuquerque

                Defensor Público do Estado do Ceará

                         Comarca de Camocim



















Nenhum comentário:

Postar um comentário