REALIZADA A PRIMEIRA AUDIÊNCIA TRABALHISTA EM CAMOCIM
A JUSTIÇA DO TRABALHO, através da Exma. Juíza do Trabalho da Vara Única de Tianguá, DRªLENA MARCÍLIO XEREZ, cuja jurisdição alcança Camocim, realizou a primeira audiência hoje, 28/05/2010. Também nesta mesma data, para dar maior visibilidade institucional e explicações ao público em geral, será efetivada Audiência Pública (11:00).
Trata-se de instalação da Justiça do Trabalho itinerante, a qual tem por escopo aproximar-se da população para assisti-la e garantir o exercício de direitos trabalhistas, evitando deslocamentos, despesas, otimizando o atendimento, contribuindo para redução das desigualdades sociais.
Para dar destaque a importância desta mudança de perfil, de iniciativa do Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, basta refazer o trajeto que os assistidos de Camocim faziam quando eram atendidos em Sobral. Deslocavam-se inicialmente , ida e volta, 260Km, para registrar a reclamação, e a mesma distância, para audiência, sem contar com gastos desprendidos por testemunhas, advogados etc. Enfim, de plano, 520Km foram eliminados.
Esta é uma nobre e relevante atitude pró-cidadania porque garante a participação da população no acesso à Justiça. A Defensoria Pública, incumbida que é de promover a defesa das pessoas necessitadas, parabeniza a promoção que doravante será de natureza contínua, abrindo as portas da Casa da Justiça para promover Justiça Social.
Desta forma, inteiramente louvável a postura da Justiça do Trabalho que certamente dará mais efetiva prestação jurisdicional à população carente, grande maioria dos assistidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário