DEFENDA QUEM OS DEFENDE

PESQUISA INSTANTÂNEA

DO PÓ PARA O TRONO DA GLÓRIA

6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.

7 O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.

8 Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo.

9 Ele guardará os pés dos seus santos, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força.

10 Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os céus trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra; dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.

(I SAMUEL 2:6-10)







quarta-feira, 19 de maio de 2010

Discurso do Deputado Federal Mauro Benevides em Homenagem ao Dia Nacional do Defensor Público


DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 19 DE MAIO DE 2010



SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:



A comemoração, hoje, do DIA NACIONAL DO DEFENSOR PÚBLICO, enseja a rememoração das lutas empreendidas por aquela carreira jurídica, cuja criação ocorreu em 1988, quando promulgada a Carta Constitucional, da qual me honro de haver sido o segundo signatário, antecedido, apenas, pelo extraordinário homem público, Ulysses Guimarães, a quem se atribui, merecidamente, a condição de reconstrutor do Estado Democrático de Direito.

No artigo 134, acha-se preceituada que a ela será conferida a “orientação jurídica e a defesa em todos os graus dos necessitados, na forma do artigo 5º, LXXIV”.

Lei complementar incumbiu-se de organizar a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal, ao mesmo tempo em que prescreveu normas gerais para sua estruturação nos Estados, mantendo-se á margem, ainda, três Unidades Federadas, ou seja, Goiás, Paraná e Santa Catarina, em fase de organização, que espera ser concluída nos próximos dias, sem mais delongas.

Se, como constituinte, participei dos debates relacionados aos artigos 127 a 134 de nossa Lei Magna, no ano passado fui designado Relator, na Comissão de Constituição e Justiça, da mais recente Lei Complementar, de nº 132/09, na qual foram asseguradas maior amplitude a abrangência aos encargos conferidos aos defensores públicos, - estes cada dia mais arraigadamente convictos de seus deveres para com a sociedade, no desempenho correto de encargos institucionais básicos.

Tanto na União, como no Ceará – à frente a Defensora Geral, Francilene Brito Bessa, com o apoio da ADEPEC, presidida por Mariana Lobo -, a atuação dos membros da categoria, vem-se processando com o mais absoluto devotamento, daí por que o auspicioso evento, hoje festejado, assume características de excepcional realce, o que atesta a relevância de uma tarefa, que, a cada dia, se reveste de maior preeminência, em sintonia com as legítimas aspirações da comunidade.

Diante disso, deverei apresentar, possivelmente no início da próxima semana, PROPOSTA DE EMENDA CONSITUCIONAL criando o respectivo CONSELHO NACIONAL, a exemplo do que ocorreu com o Judiciário (CNJ) e o Ministério Público.

A iniciativa, ora veiculada, desta tribuna, expressa o testemunho de calorosos aplausos àqueles que, nos mais distantes recantos do País cumprem tão nobilitante e meritória missão.



MAURO BENEVIDES

DEPUTADO FEDERAL - PMDB/CE

2 comentários:

  1. Pai adorei se Blog esta muito legal.
    E continue com seu Coração vocacionado para ajudar as pessoas carentes.
    tchau!!!

    Um grande abraço com muito amor e carinho de seu filho lucas.

    ResponderExcluir
  2. Meu Amado e Maravilhoso Filho, LUCAS,

    Quando fizemos este blog , pensamos justamente em contribuir para aprimorar e melhorar o futuro, através da tecnologia da informação. Lembra quando iniciamos os estudos sobre Profissionais do Futuro?! Agora é realidade, maioria dos alunos de Camocim já sabem a respeito, inspiração que tirei de ti. Fizemos questão de afirmar que elaboramos esta temática pensando em ver-te prosperar.
    O meu sorriso é sua alegria. A minha felicidade depende da sua. Queremos que estejas sempre contente.
    Confie em DEUS , estude bastante, teu futuro será irradiante.
    Cada palestra , cada jovem , pensamos em ti, como se estivesse ali assistindo tudo. Com esta motivação de amor,proferimos cinco palestras só na semana passada, tamanha a saudade, mas não deu para diminui-la por isso vamos continuar.
    EU TE AMO, DE TODO CORAÇÃO, MEU PRÍNCIPE.
    O SENHOR TE PROTEJA E TE GUARDE.
    BEIJÃO, DE SEU PAPAI, EDMAR

    ResponderExcluir