PROIBIÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E PROFISSIONAIS DO FUTURO
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT
A Convenção nº 138 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1973, no artigo 2º, item 3, fixa como idade mínima recomendada para o trabalho em geral a idade de 16 anos.
No caso dos países-membros considerados muito pobres, a Convenção admite que seja fixada inicialmente uma idade mínima de 14 anos para o trabalho.
A mesma Convenção recomenda uma idade mínima de 18 anos para os trabalhos que possam colocar em risco a saúde, a segurança ou a moralidade do menor, e sugere uma idade mínima de 16 anos para o trabalho que não coloque em risco o jovem por qualquer destes motivos, desde que o jovem receba instrução adequada ou treino vocacional.
A Convenção admite ainda, por exceção, o trabalho leve na faixa etária entre os 13 e os 15 anos, desde que não prejudique a saúde ou desenvolvimento do jovem, a ida deste à escola ou a sua participação numa orientação vocacional ou programas de treino, devendo a autoridade competente especificar as atividades permitidas e a tempo máximo de trabalho diário.
Desta forma, em face da legislação brasíleira com engate lógico normativo na Convenção Internacional comentada, o trabalho infantil (abrangendo crianças e adolescentes) é censurado, como regra, ou experimenta restrições, conforme a idade e situação, como já assinalado.
Há diversas pesquisas comprovando que o trabalho infantil gera prejuízo ao rendimento escolar, retirar esperança, arruína a profissionalização qualificada, propicia situações de vulnerabilidade que podem levar ao abuso ou exploração sexual, a criminalidade, ao uso de substâncias entorpecentes...
É fácil constatar que os ofícios mais desvalorizados pelo mercado de trabalho, citando-se exemplificativamente, agricultor e pescador, são exercidos por pessoas que iniciaram suas atividades quando ainda crianças e , de logo ou posteriormente, abandonaram os estudos.
Quem estuda investe no futuro, pois se profissionaliza com capacitação para exercer atividade com retorno financeiro no mercado de trabalho.
Após palestrarmos nos três turnos no Colégio Estadual Professor Ivan, em Camocim, concluímos, com a inspiração advinda dos próprios alunos, que falta incentivo no campo de pesquisa, direcionamento, muitos não têm oportunidade ou esperança, não há atrativo e também, muitas vezes, permitem que a ociosidade marquem suas vidas, quando poderiam investir mais nos estudos, acreditando sinceramente que terão dias melhores e mais prósperos se assim persistirem.
Fizemos nos períodos da tarde e da noite exposição com projetor multimídia, apresentando a realidade de outros países sobre a educação e economia, destacando também as pessoas mais ricas e inteligentes do Planeta, a guisa de fomentar interesse para melhor sua qualidade de vida, mostrando tendências do mercado de trabalho.
Se os olhos não conhecem outro horizonte, como poderá desejá-lo? É como se diz na linguagem popular: "o que os olhos não veem , o coração não deseja." Como um jovem poderá se interessar pela fabricação de foquetes, aviões, carros, submarinos, prédios ... se não tiver acesso a esta informação ou ao trabalho?
Confessamos nossa satisfeitação pelo comprometimento dos alunos e a disposição da diretoria do CEPI , bem como dos professores presentes que , todos e cada um, emprestaram para sucesso da semente lançada, a qual após certamente ser tratada e cuidada, germinará com bons e fartos frutos.
Seguem-se algumas dicas sobre expectativas profissionais no mercado de trabalho:
Profissões de Futuro (com possibilidade de crescimento)
1. Turismo
2. Hotelaria
3. Sistema de Informações (Informática)
4. Comunicação Social
5. Moda
6. Administração
7. Gastronomia
8. Logística
9. Marketing
10. Telecomunicações
11. Comércio Exterior e Relações Internacionais
"Profissões do Futuro"
1. Administradores de Comunidades Virtuais
2. Engenheiros de Rede
3. Gestor de Segurança na Internet
4. Coordenadores de Projetos
5. Consultor de Carreiras
6. Coordenadores de Atividades de Lazer e Entretenimento
7. Designer e planejador de Games
8. Gestor de Patrocínios
9. Gestor de Empresas do Terceiro Setor
10. Especialista na preservação do Meio Ambiente
11. Engenharia Genética
12. Gerentes de Terceirização
13. Gestor de Relações com o Cliente
14. Especialista em Ensino a Distância (EAD)
15. Tecnólogo em Criogenia
Setores de maior probabilidade de crescimento para as próximas décadas:
1. Informática
2. Saúde
3. Meio Ambiente
4. Turismo, lazer e entretenimento
5. Biotecnologia
6. Administração
7. Tecnologia da Informação
8. Terceiro Setor
9. Educação
No Brasil, com descoberta do pré-sal, também surgem várias atividades que envolvem o setor, constituindo-se também uma boa indicação.
Sobre o assunto , pode-se pesquisar:
Para refletir:
"A vida é como jogar uma bola na parede: Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul; Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; Se a bola for jogada com força, ela voltará com força. A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda. Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma que você não esteja pronto a recebê-la. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos". Albert Einstein
A Bíblia também proclama em PROVÉRBIOS 3: 19-24
19 O Senhor pela sabedoria fundou a terra; pelo entendimento estabeleceu o céu.
20 Pelo seu conhecimento se fendem os abismos, e as nuvens destilam o orvalho.
21 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
22 assim serão elas vida para a tua alma, e adorno para o teu pescoço.
23 Então andarás seguro pelo teu caminho, e não tropeçará o teu pé.
24 Quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás e o teu sono será suave.
TURNO MANHÃ
TURNO TARDE
TURNO NOITE
Cara a sua palestra foi exelente e queria parabeniza-lo por seu trabalho de orientar esses jovens para se preparar para o futuro que eles iram infrentar. Foi uma boa palestra e que isso se repita novamente. Valeu ai .
ResponderExcluirSeptom,
ResponderExcluirAgradecemos as generosas palavras, mas queremos reconhecer que o mérito pertence não somente ao orador que , com fidelidade, transmitiu a mensagem , mas especialmente ao intérprete que a compreendeu e dela fará parte de sua vida. Que o Senhor te abençoe e te guarde para prosperar teus caminhos, Profissional do Futuro em ação.
Abraço
Edmar