Fim das Lamparinas
Dentro de poucos dias estará concluída a instalação de postes de transmissão de energia elétrica até a Praia do Xavier em Camocim. O trabalho é muito árduo pela imensas dificuldades: primeiramente porque a direção do Parque Eólico em Camocim, apesar do megaempreendimento, 2º maior do País , não colabora efetivamente. Apenas muitas promessas sem efetivo cumprimento.
A Coelce, por seu turno, tem cumprido , com louvor, sua missão institucional, atravessando obstáculos tais como a instalação de postes em dunas . A própria comunidade da Praia do Xavier tem participado ativamente fornecendo inclusive mão de obra, já que a flexibilidade das areias dunares causam facilmente atoleiros, precisando de ajuda para continuar os trabalhos. Ademais muitos dos postes tem massa de 180k e precisam ser transportados no ombro e na areia. Há também alguns de fibra que realmente melhoram a eficiência do serviço.
Desde o início a Defensoria Pública tem acompanhados os trabalhos, solicitando a instalação da rede elétrica diretamente a direção local que prontamente atuou para o êxito da postulação, com resistência do Parque Eólico.
Não há necessidade de intervenção de terceiros basta ir a um Posto de Atendimento da COELCE e pedir a ligação, porém não há prazo prefixado para execução. Neste momento, a Defensoria Pública age para garantir a implementação. Especificamente com relação a esta localidade, o entrave fora o Parque Eólico que deveria inclusive assumir a responsabilidade como dever social, mas ao revés criou vários obstativos, a exemplificar através de condicionamento para que a rede elétrica passasse por dentro do Parque. É realmente inconcebível: de um lado, milhões investidos para gerar energia, inclusive com recursos públicos; do outro, dezenas de pessoas pobres, sacrificadas pelo empreendimento que lhes tirou a liberdade de ir , vir e ficar, além alterar todo ecossistema existente. Até os dias de hoje, nada fizeram para mudar esta realidade.
A comunidade da Praia do Xavier nunca experimentou os benefícios da energia elétrica, utilizando-se ainda de lamparinas, baterias de carros, pilhas etc. Com a chegada da energia domiciliar será possível alterar esta realidade, com acréscimos na qualidade de vida.
Trata-se do Programa Luz para Todos.
Aproveitamos para agradecer a COELCE , por todos seus servidores, e também parabenizamos os moradores da Praia do Xavier pela conquista e igualmente pela mão amiga.
Bem aventurados os humildes porque deles é o Reino dos Céus.(Mateus, Sermão das Bem Aventuranças).
Nenhum comentário:
Postar um comentário