DEFENDA QUEM OS DEFENDE

PESQUISA INSTANTÂNEA

DO PÓ PARA O TRONO DA GLÓRIA

6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.

7 O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.

8 Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo.

9 Ele guardará os pés dos seus santos, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força.

10 Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os céus trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra; dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.

(I SAMUEL 2:6-10)







quinta-feira, 9 de junho de 2011

RPG (Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular)



A RPG (Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular), é uma técnica fisioterápica que utiliza uma série de procedimentos para chegar a diagnósticos e cuidar dos problemas avaliados, através do conhecimento sobre as cadeias musculares e as posturas. É uma ação da fisioterapia que age sobre o equilíbrio dos movimentos do corpo humano, restabelecendo o equilíbrio da postura e normalizando a função dos músculos em sua relação com os ossos e articulações e, conseqüentemente, normalizando a postura.

A postura equilibrada em um corpo possibilita um bom funcionamento dos órgãos internos, propiciando que todo o organismo trabalhe de forma harmônica em todos os seus sistemas.

A RPG têm como base as posturas de tratamento, derivadas dos estudos em cadeias musculares. No desenvolvimento da postura, o posicionamento harmônico do corpo é mantido pelo paciente através de contrações equilibradas, trabalhando diretamente nos músculos que necessitam de tonificação. Dessa maneira agimos globalmente no indivíduo, colocando em harmonia todos os segmentos corporais. O método se adapta às necessidades reeducativas de cada indivíduo, sendo indicado nos casos em que haja desordens cinéticas posturais (escoliose, cifose, lordose etc.) ou dor.


PRINCÍPIOS DE TRATAMENTO

Cada paciente é único, portanto, toda terapia deve ser individual. Devemos buscar sempre a causa das lesões e só conseguiremos se formos GLOBAIS. Em resumo, se quisermos modificar a forma, deveremos agir sobre a ESTRUTURA para recuperarmos a função e conseguiremos isto através da reeducação postural.


A RPG atua em todos os segmentos do corpo humano, todo o nosso corpo é equilibrado e sustentado pelos músculos, inclusive os órgãos internos. A RPG possui recursos terapêuticos das articulações do quadril, dos ombros, cotovelo, punho, dedos, joelho, tornozelo, coluna vertebral, sacro-ilíaca, articulação temporomandibular. A RPG trata também de problemas relacionados com o equilíbrio da musculatura dos olhos, das estruturas cranianas, da relação músculo-visceral, da tensão mecânica anormal no sistema nervoso, enfim, em toda a estrutura do corpo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário