DEFENDA QUEM OS DEFENDE

PESQUISA INSTANTÂNEA

DO PÓ PARA O TRONO DA GLÓRIA

6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.

7 O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.

8 Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo.

9 Ele guardará os pés dos seus santos, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força.

10 Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os céus trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra; dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.

(I SAMUEL 2:6-10)







domingo, 3 de outubro de 2010

Projeto de Lei para Criação da Defensoria Pública do Paraná

29/09/2010 - 03:50
Governador do Paraná envia PL que cria Defensoria Pública


 
       O Governador do Paraná, Orlando Pessuti, presidiu ontem, dia 28 de setembro, a solenidade de apresentação do Projeto de Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado, que também prevê a criação de 300 cargos de Defensor Público.
      Plenamente adequada às Leis Complementares 80/94 e 132/09, a proposta foi elaborado a partir de uma sugestão encaminhada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP).
     A solenidade de assinatura foi transmitida ao vivo pela TVEducativa do Estado do Paraná e contou com a presença dos presidentes da ANADEP, ANADEF, CONDEG, OAB/PR, ADPEC, do Secretário de Reforma do Judiciário e do Secretário Executivo do Ministério da Justiça, além dos chefes do Poder Judiciário e do Ministério Público.
      O projeto foi apresentado pelo Governador Orlando Pessuti e pelo Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke.
      Na ocasião, Pessuti determinou que o órgão seja estruturado no menor tempo possível. “A Defensoria Pública é estabelecida pela Constituição. O governo está cumprindo com seu dever para ampliar o acesso à Justiça da população”. E concluiu, “a partir de agora, Santa Catarina será o único estado sem Defensoria Pública”.
       De acordo com o Secretário Nildo Lübke, "a proposta foi encaminha à Assembléia Legislativa para tramitar em regime de urgência constitucional, ou seja, com prioridade máxima. Acredito que em 60 dias o projeto estará pronto para a sanção do governador. E como as nossas ações são desenvolvidas em cadeia, o edital do primeiro concurso para o cargo de Defensor Público, que já está pronto, será lançado em seguida", enfatizou.
       Nascido em Santa Catarina, Lübke espera que seus conterrâneos sigam o exemplo do Paraná e editem o mais breve possível uma lei própria, criando definitivamente a instituição.
        Para o Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, José Moacir Favetti, a criação da Defensoria Pública é motivo de orgulho. "A defesa dos direitos das pessoas mais pobres estava sendo feita de forma precária no Paraná. Nos sentimos orgulhosos porque sabemos que a população será beneficiada diretamente. Nossa espectativa é que, inicialmente, a Defensoria Pública esteja mais presente nas cidades maiores. Mas a nossa meta é fazer com que a Defensoria Pública esteja presente em todas as comarcas do Paraná.
      De acordo com o presidente da ANADEP, André Castro, "ao longo de 2010, a ANADEP participou de diversas reuniões e audiências públicas no Paraná e, desde maio, estava negociado diretamente com o Governo do Estado, juntamente a ANADEF, a criação da DP/PR e a elaboração da lei orgânica, nos moldes da legislação federal".

Histórico

        Em maio de 2009, a ANADEP lançou a campanha “Vamos pintar esse pais de Justiça” , e colocou como meta prioritária para a associação nacional a luta pela criação da Defensoria Pública em Santa Catarina, Paraná e a abertura do primeiro concurso público em Goiás, onde a lei já havia sido aprovada.
       A campanha, que contou com uma ampla participação da sociedade civil nos três estados, desenvolveu ações de esclarecimentos acerca da importância da Defensoria Pública. Além da realização de reuniões com autoridades estaduais e do Governo Federal.
      No mês passado, o Governo de Goiás publicou o edital do primeiro concurso para o cargo de Defensor Público, com 40 vagas. Já em Santa Catarina, um projeto de lei de iniciativa popular que cria a Defensoria Pública foi apresentado à Assembléia Legislativa no dia 30 de junho.
      Para o presidente da ANADEP, "a recente conquista do Paraná, com o envio do projeto de lei pelo Governo, demonstra a importância da mobilização dos Defensores Públicos de todo o país, em parceria com a sociedade civil, para a criação da Defensoria Pública em todos os estados. A campanha "Vamos pintar esse pais de Justiça” será mantida até a efetiva implantação da Defensoria Pública em Goiás, Paraná e Santa Catarina", enfatizou Castro.
Veíículo: ANADEP
Estado: DF





Nenhum comentário:

Postar um comentário