DEFENDA QUEM OS DEFENDE

PESQUISA INSTANTÂNEA

DO PÓ PARA O TRONO DA GLÓRIA

6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.

7 O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.

8 Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo.

9 Ele guardará os pés dos seus santos, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força.

10 Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os céus trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra; dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.

(I SAMUEL 2:6-10)







sábado, 11 de dezembro de 2010

"Arvoré do Milagre" (Moringa)


Árvore Moringa

      A árvore Moringa é considerada uma das árvores mais úteis do planeta; é muito conhecida como uma fonte natural de alimentos altamente nutritivos e também pelas suas propriedades medicinais. Segundo várias fontes, a árvore Moringa pode contribuir significativamente no combate à desnutrição e à doença nos países em vias de desenvolvimento.

     O que é a Moringa?

     A árvore de Moringa (Moringa oleifera) é um arbusto ou árvore de pequeno porte, com ramos pendentes, de crescimento rápido que, no primeiro ano pode atingir 3 metros de altura, e alcançar mais de 10 metros ao longo da sua vida; é uma árvore de climas subtropicais e tropicais, dando frutos e flores durante o ano inteiro; a sua resistência à seca e o formato em sombrinha da sua copa, torna-a na árvore ideal para crescer em climas secos e quentes e em solos arenosos e áridos, fornecendo alimento e sombra.

      A planta é conhecida por vários nomes comuns; para alguns, é conhecida como 'baqueta' dada a forma dos seus frutos – onde se encontram “guardadas” as sementes - outros conhecem-na como"a melhor amiga da mãe" por ser uma planta muito conhecida e de grande importância para as populações locais.

      Esta planta fornece uma enorme variedade de produtos valiosos; desde a raiz às folhas, às flores e às sementes, tudo pode ser utilizado, uma vez que são alimentos muito ricos em nutrientes.

       De acordo com estudos da “Miracletrees.org.”, as folhas frescas de Moringa contêm:

- 7 vezes mais vitamina C que as laranjas,

- 4 vezes mais cálcio que o leite,

- 4 vezes mais vitamina A que as cenouras,

- 3 vezes mais potássio que a banana,

- 3 vezes mais ferro que os espinafres e

- tantas proteínas como as do ovo.


      Segundo Noel Vietmeyer da “National Academy of Sciences” de Washington, “…a árvore de Moringa, apesar de ainda pouco conhecida hoje em dia, poderá em breve tornar-se uma das plantas mais valiosas do mundo, nem que seja apenas por razões humanitárias…".

    Árvore Moringa como fonte de alimento

    As folhas de Moringa podem ser misturadas cruas com a salada ou cozidas como os espinafres; a casca das sementes pode ser preparada de forma semelhante ao feijão verde e o seu gosto é semelhante ao dos espargos;

    Os frutos verdes, folhas, flores e sementes torradas são alimentos altamente nutritivos e podem ser facilmente misturados com outros; as flores podem ainda ser usadas para fazer chá, que tem igualmente grande valor nutritivo.

   As sementes retiradas dos frutos mais maduros deverão ser, de preferência, torradas, e podem ser cozinhadas como as ervilhas frescas; cruas têm um sabor muito amargo

        Outros usos da árvore Moringa

       As sementes de Moringa são altamente eficazes na purificação da água; as folhas podem ser utilizadas como fertilizante e pesticida natural.

        Plantada em fila, rapidamente forma sebes que funcionam com “quebra-ventos”.

        A árvore Moringa tem sido chamada por muitos “a árvore do milagre" e é visto como uma solução natural para muitos dos problemas associados à pobreza nos países em vias de desenvolvimento; a sua resistência à seca e o facto de não necessitar de cuidados especiais, fazem dela a planta ideal para as populações carenciadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário