Defensoria Pública e Programa Luz para Todos
Após décadas de espera, a energia elétrica chega a umas das praias mais belas do litoral cearense : Praia do Xavier em Camocim. A comunidade é muito carente, mas não falta disposição para trabalhar. Além da pesca, utilizaram a força motora para ajudar a transportar postes de transmissão de energia elétrica. A tarefa foi extrema, porém o esforço compensou. Em face da impossibilidade de trafegar-se sobre as dunas móveis, a única alternativa foi carregar nos ombros um a um das dezenas de postes envolvendo e contagiando positivamente toda a comunidade que, devido a alegria , não reclamaram um só minuto. Ao invés, embalaram-se no desafio para curtir ao fim o sabor da vitória.
Poderia ter sido menor o sacrifício se a direção do Parque Eólico , de forma clara e decisiva, tivesse permitido que a transmissão ocorre por sua instalações. Mas isso não ocorrera. Mais uma vez , só promessas. É de se questionar : de que vale tanta produção de energia eólica, um investimento milionário com recursos públicos, se a população necessitada não se beneficia?!
Há males que vem para o bem . Diante da dificuldade, a comunidade ficou ainda mais unida , harmoniosa e agora auspicia vitórias e sonhos maiores, aproveitando , entretanto, desde já, os benefícios da energia elétrica domiciliar. Finalmente o lazer!!
Queremos aproveitar para agradecer, de TODO CORAÇÃO, os servidores da COELCE e TERCEIRIZADOS, um a um, sem olvidar uma letra , por todo empenho, pois para a execução de tal tarefa não bastava apenas força e coragem, mas também muita dedicação, perseverança e especialmente amor.
Coube a Defensoria Pública orientar e acompanhar todo procedimento. De início, basta que o próprio interessado requeira diretamente a concessionária de energia elétrica, não há necessidade de mediação, mas , às vezes, é recomendável.
O melhor procedimento consiste em identificar se área pode ser abrangida pelo programa luz para todos. Verificada a possibilidade , auxilia-se os próprios destinatários para requererem. Depois é só requisitar informações e eventualmente providências, garantindo assim a eficiência e celeridade.
Para REFLETIRMOS:
1.ª) Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
2.ª) Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
3.ª) Bem-aventurados aqueles que são brandos e pacíficos, porque herdarão a Terra.
4.ª) bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
5.ª) Bem-aventurados aqueles que são misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
6.ª) Bem-aventurados aqueles que têm puro o coração, porque verão a Deus.
7.ª) bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, porque o reino dos céus é para eles.
8.ª) Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. (Mateus, 5, 1 a 12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário